sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

E o blog virou livro!!!

P1160039c

Recebi dia 4 de janeiro o  pacote vindo da Suécia, com passagem rápida por San Francisco - Califórnia (sabe Deus o roteiro que esse povo inventa!) o pacote enorme, bem protegido e embalado, com três exemplares deste blog transformado em livro!

 P1160029 P1160032 P1160035 P1160037 P1160038 P1160039  P1160040
Dica pegada no blog da Dé , a www.blurb.com é um serviço que vale cada centavo investido (Depois dou detalhes do preço).

Eles fazem qualquer tipo de livros, mas este que eu escolhi é específico para blogs, e, como é usual, blogs dão mais atenção ao texto. Eles têm um layout básico de página, que dá o espaço da postagem com um espaço mínimo para as imagens que ilustram o post. Como no nosso caso as imagens tem igual valor ao texto... precisei trabalhar um pouquinho mais pra fazer um layout diferenciado, mas  ficou bom, muito bom, apesar de ser cansativo.

A qualidade do papel e da impressão são impressionantes! (trocadilho infame!). Mas o conteúdo é responsabilidade inteiramente do autor, eles fazem exatamente o que a gente mandar, acertos e erros, então, se você vai fazer, revise mil vezes, ou melhor, 1488, pra ser mais criterioso. Eu deixei passar alguns errinhos, culpa minha mesmo, que se há de fazer? Mas foi coisa simples, assim: Como livro não tem link, eles colocam nota de rodapé com os links. Eu achei que não ficava legal, "sujava" o visual da página. Então tirei tudo (ou quase tudo, alguns números fugiram à minha revisão, e ficaram lá, perdidos, apontando pra nada. Mas tudo bem, foi o primeiro, no próximo (simmmm, teremos váaarios outros!) eu tenho mais cuidado com isso. Também tudo o que foi em itálico perdeu o espaçamento, então tinha que dar espaçamento manual... coisa que eu percebi e fiz em quase tudo, mas como sempre, alguns escaparam, ah, esses fujões!

Outra coisa que senti falta foi um índice, que deveria ser automático, com possibilidade de alteração. Vou tentar dar a dica pra eles, ou se não for automático, nos próximos eu mesmo faço.

O livro ficou assim:

Iniciei com a proposta do blog, texto copiado da página do blog.  Depois, a proposta do livro, texto escrito especificamente para o momento, óbvio.

Coloquei, como texto inicial, o guest post que escrevi pro Aprendiz de Viajante , blog de viagens delicioso da Clau. E aí entraram os posts. Optei por não incluir os infames pedidos de desculpas por não postar, e arrumei relativamente em ordem cronológica dos acontecimentos, não das postagens.  Isso pode ser feito, no programinha da Blub, adicionando os posts manualmente e não automaticamente. Alguns posts foram escritos depois da viagem (a maioria, de fato) e rearranjei-os para que ficassem perto dos que foram publicados em tempo real, mas conservei as datas originais de postagem de cada um.  Também foram incluídos textos inéditos, como esse, dos Beatles, que publiquei aqui na noite do Show de Paul em Sampa. Os outros inéditos ainda serão postados aqui, aguarde e confie.

Preciso dizer que estou encantada com o livro? Fizemos 3 cópias (não sei com que intenção), mas  foi uma boa escolha. Marido já levou um pro trabalho, eu já saí com outro pra mostrar às amigas, e o terceiro ficará em casa, guardado a sete chaves, afinal de contas, é um DOCUMENTO de nossa viagem!

Várias pessoas me sugeriram que fizesse um fotolivro em vez de imprimir as fotos da lua-de-mel (imprimimos 280 só de Paris), mas é diferente, gente. Foto é foto, livro com foto é outra coisa. Vamos fazer as duas, ok?  Ah, e o preço de impressão, comparado com o serviço da Digipix, que oferece o Fotolivro aqui no Brasil é muito mais em conta. Vejam: Esses três volumes (iguais, bem entendido) ficaram por 276 REAIS (preço já convertido de 153,51 dólares, com frete de 17 , doletas pela postagem não rastreada - rastreada seriam 51!). Cada livro tem 104 páginas. Um apenas, na Digipix, de 104 páginas formato A5, ficaria por R$ 172,00, considerando uma promoção temporária.

Aviso logo que este é o preço da IMPRESSÃO apenas. Quem quiser contratar meus trabalhos de diagramação de blog-pra-virar-livro, estou à disposição, mas o preço é tratado à parte. [jabá]

É possível, ainda, deixar o livro disponível para ser visto ou mesmo comprado na internet. Também pode deixar somente as primeiras páginas... é um serviço bem bacana o que a Blurb oferece. Super recomendado. O nosso não está disponível lá, mesmo porque já existe este blog, não é mesmo? Mas estou pensando no caso de disponibilizar a venda em formato digital... alguém aí se interessa???


ATENÇÃO: ESTE POST  NÃO É UM PUBLIEDITORIAL

5 comentários:

Mr. Lemos disse...

hahaha... Adorei a parte do jabá. Diagramação de blog-pra-virar-livro é bom demais. Vou divulgar. O mais legal é pensar que, se vcs dão tanta importância e cuidam com tanto carinho das memórias dessa lua de mel, sem dúvidas serão ainda mais atenciosos na hora de manter a união sempre feliz. Parabéns pra vcs!!

Unknown disse...

Já dizia Zeca...

“Geralmente
Quem ...[ tem lua de mel na Oropa}
Tem bala na agulha
Não é qualquer um
Quem sou eu
Prá tirar essa chinfra
Se vivo na vala
Pescando muçum...”

No hotel tinha caviar?

Jucemir

Carla Ceres disse...

Que lindo! E nem saiu tão caro! Quem quiser fazer um pode até contratar seus serviços pra se certificar de que saia bem. Que venham novas laus-de-mel e novos livros com vocês dois sempre unidos e felizes! Parabéns!

Tâmara disse...

Eu já vi, eu já vi, eu já vi! E ficou lindo!
(Satisfeita?)
Beijo Bel, Sua Linda! :P

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Pois é, amiga. Nós tb mandamos imprimir as fotos de ferias porque assim fica muito bom e o trabalho deles é maravilhoso.

Bjao