terça-feira, 11 de maio de 2010

E não é que…

Mesmo estando na Inglaterra, mesmo tendo passado parte da manhã na frente do Palácio de Buckingham, somente agora olhando o G1 é que eu soube que David Cameron é o novo premiê britânico???

Viagem Nikon 11-05-2010 036

Pois então, ontem chegamos aqui após o horário da troca da guarda, e hoje nos organizamos para chegar na porta do palácio mais ou menos uma hora antes pra pegar um lugar legal, e… a gentil policial que não deixava ninguém passar do limite disse que não haveria troca da guarda hoje. Simples assim, não tem e pronto. Perguntei “why?” e ela: “Because the Queen decided. There is an event in the Palace, today.”

Viagem Sony 11-05-2010 (48)

Droga! Chamei de “bostigham”, e o máximo que vimos foram os soldadinhos andando de uma casinha pra outra. [Ô profissão ingrata!]

E tinha MUITA gente lá, esperando, com cara de besta. Humpf.

Viagem Sony 11-05-2010 (50)

O jeito foi improvisar, e fazer algo que não tinha sido planejado.

Junto com o tour no Big Bus,

Viagem Nikon 11-05-2010 077

“ganhamos” um passeio de barco entre os trechos de Westminter Pier, London Towner e… Greenwich! Claro que fomos a Greenwich, colocar um pé de um lado das duas partes do mundo, já que o meridiano de Greenwich, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Definido, por acordo internacional em 1884, como o primeiro meridiano, serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários. Cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude de largura, sendo a hora de Greenwich chamada de Greenwich Mean Time (GMT). (By Wikipédia).

Viagem Nikon 11-05-2010 172 Viagem Nikon 11-05-2010 166 Viagem Nikon 11-05-2010 167 Viagem Nikon 11-05-2010 168 Viagem Nikon 11-05-2010 170

Como não foi planejado, não tínhamos lido nada sobre o assunto, e não fazíamos idéia do que nos esperava. Pensávamos que era só saltar do barco, “ver” a linha, tirar foto e voltar. Que nada.

Primeiro, a cidade fica loooonge de Londres. E depois, do cais de Greenwich até o Meridiano Zero (longitude 0º0’0”) tem uma big cidade universitária e militar. Tem a Escola Naval, uma Universidade de Música, a Queen House, uma Capela imeeeeensa… tudo separado por distâncias gigantescas, como vocês poderão ver nas fotos que vou colocar no Picasa assim que der. E o frio… ah, esse hoje passou dos limites! (E quem gripou fui eu!)

E cada vez que perguntávamos “Where is exactaly the line?” a resposta vinha: “Over here, righ, left, right, straigth and up.” E a gente tentava, e quando perguntava de novo, mudava um pouco a ordem, mas sempre terminava em “up”. Até que uma funcionária do Museu Naval disse: “up the hill.” (Lembram de “subam pras colinas”? Pois então. Láaaaaa no alto!)

Pensei em desistir, mas depois de já ter andado tanto… não dava, né? Fomos até o alto, tiramos fotos (muitas) e valeu a pena, ah, se valeu! Passeio super recomendado, só não é recomendado pra quem vai passar pouco tempo na cidade (como nós, hehehe). Por conta de estarmos já bem cansados, quando voltamos não fomos mais em lugar nenhum, a não ser na estação de Euston, ver horários e comprar a passagens para Liverpool amanhã.

Foi muito bom ter ido, porque estávamos sem malas, e pudemos procurar direitinho e com calma tudo como seria (e não foi fácil). Amanhã já sabemos exatamente o que fazer. ;)

Nesse frio, mesmo com uma “segunda pele”, duas blusas e um casaco, meia-calça de lã, calça jeans, duas meias e duas echarpes… eu terminei “arriando” de gripe. Nariz entupido, tosse, e um mal-estar generalizado. Marido teve que ir na cozinha do albergue esquentar a pizza que compramos no supermercado e trazer pro quarto, porque eu não aguentei descer. ME joguei na cama e fiquei esperando a morte chegar largada, sem forças pra nada.

É difícil deixar o corpo vencer a cabeça e o coração, quando a gente quer estar inteiro e não consegue, viu? Uma coisa é encarar que estou de cama por uma enxaqueca, e outra é gripar numa viagem dessas! A sorte é que, por ele já ter precisado dos remédios, foi só tomar. Ah, e a conversa de que “comprar remédio na Europa é difícil”, não bateu com o que experimentamos em Paris e Londres, não.

As farmácias tem toda uma seção de self-service, com todo tipo de remédio, inclusive anti-inflamatório, antialérgico, antigripal e afins. Comprei um desentupidor de nariz e estou aqui toda enrolada, com o aquecedor ligado, e Marido dizendo que não está tão frio.

Bem, os lugares fechados realmente são confortáveis, mas o vento frio da rua corta a pele, no nosso caso, a do rosto, que era somente o que ficava descoberto, quando eu não apelava para a técnica milenar de enrolar o lenço na cabeça e dar várias voltas… (segundo Marido, é técnica milenar porque aprendi com Milena. Mas como não deu muito certo, o negócio é apelar pra técnica Stelar – piadinha interna)

Viagem Canon 11-05-2010 029 c

Sobre Londres ainda fico devendo:

* o Café Costa

* o Soho

* Carnaby Street (Veja na Wikipédia)

* o metrô de Londres

* a Parada dos Elefantes

2 comentários:

Ivana disse...

Ui, Bel! Ficar gripada em uma viagem destas não dá, né? Levanta mulé! Coragem! Pensa nos euros investidos! rsrsrs
òtima dica sobre Greenwich!Anotado!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ai amiga, esses dias anda fazendo um frio de doer. Tenho pensado em vc nesse frio saindo para visitar os lugares. Se para mim está frio dirá vc que nao está acostumada a esse clima. Imgina que vc ainda tem positivos e nós vivemos aqui meses com o termômetro nao no oriente e nem no ocidente, mas no menos.
É primavera e veja o tempo. Agora vc me entende qdo eu digo que nao sei quem foi que disse que a Europa tem estacoes definidas tem nada.
No verao é uma semana de sol direto com muita sorte, as outras 11 semanas é assim como vc tem enfrentado.

Logo vamos chegar pra te esquentear um pouquinho com o nosso coracao, tá bom?

Um beijo e mesmo assim tá valendo a pena nao é conhecer os outros lugares.

Cura esse resfriado, viu.

Bjao